Aos meus amigos que vierem ler esse post. Saiba que essa foi a melhor pessoa que conheci.
Meu Herói, Meu grande amigo, Meu mestre!
Ah! Como foi bom ser sua aluna e me sentar em todas as aulas na sua frente, aprender com VOCÊ, conversar com VOCÊ, sorrir com VOCÊ.
Ah meu amigo querido, como gostava das suas aulas, como você me ajudou, quantos conselhos, quanta diversão... Nossos projetos, minha herança.
Ah meu mestre! Como sonhei com o dia de ir no ITB te contar que eu era uma Universitaria em Arquitetura e Urbanismo. Em levar meus projetos universitários e você com aquela lapiseira vermelha, rabisca-lo inteiro e dizer que eu to indo no caminho certo. E na minha formatura, eu te imaginava na primeira fileira, ao lado dos meus pais... Pq foi você que me ensinou a amar a arquitetura.
E ao dizer que sinto sua falta, Faço das suas palavras a minha: "Parace difícil, mas é mesmo"
Sinto muito sua falta, meu amigo, meu arquiteto. Te amo muito!
Saudades
Obrigada por tudo: Arquiteto Hércules Alves de Oliveira
O Arquiteto Maior
O arquiteto projetou algo belo,
inspirado e movido por uma paixão. Traços perdidos, sem direção, obtiveram sentido ao serem riscados por sua mão.
E o desenho utópico, que não passava de mera visão, ganhava beleza gradual, conforme erguida a construção.
E as replicas chamadas maquetes que nos deixavam sentir um pequeno gostinho, antes do grande prazer por vir. Prazer e satisfação ao ver seu desenho se concretizando e abrigando vidas.
Arquitetou cada sorriso carinhoso junto à uma resposta sabia, que vinha para fechar a porta que de acesso as dúvidas. Suas piadas e analogias não deixavam ninguém, após fazer um desenho errado, sair do esquadro e perder a calma.
Com o seu escalímetro, utilizou todas as escalas para medir cada olhar e aperto de mão, pois pra ele cada um era único, os números se transformavam em nomes, e todos cabiam em seu coração, que era e continua sendo do tamanho de um papel A0, e com sua lapiseira própria para relacionamentos ele rabiscava cada nome no seu imenso papel.
Mas toda construção parece que acaba.
E o arquiteto após uma vida dedicada a ajudar pessoas e construir casas, nos ensinou a arquitetar, seja casa, seja relacionamentos, seja uma vida com mais amor, não importa o quê, mas ele sempre ensinou a arquitetar com propriedade.
O tio, não o tiojolo, o titio Hércules, foi conhecer o Arquiteto maior, o Arquiteto que criou o mundo e é o autor de toda criação, o Arquiteto que foi, é e pra sempre será a fonte de vida e inspiração.
Ele passou a vida fazendo a vontade desse Arquiteto maior, sempre fazendo o melhor possível, para agradá-lo, e agora ele pode contemplar a formosura do Arquiteto maior, e o Arquiteto maior é Deus.
Créditos do texto: Ricardo Correia, meu melhor amigo e um dos tantos filhos desse Paizão