quinta-feira, 31 de março de 2011

Meu Amigo Herói



Aos meus amigos que vierem ler esse post. Saiba que essa foi a melhor pessoa que conheci.

Meu Herói, Meu grande amigo, Meu mestre!
Ah! Como foi bom ser sua aluna e me sentar em todas as aulas na sua frente, aprender com VOCÊ, conversar com VOCÊ, sorrir com VOCÊ.
Ah meu amigo querido, como gostava das suas aulas, como você me ajudou, quantos conselhos, quanta diversão... Nossos projetos, minha herança.
Ah meu mestre! Como sonhei com o dia de ir no ITB te contar que eu era uma Universitaria em Arquitetura e Urbanismo. Em levar meus projetos universitários e você com aquela lapiseira vermelha, rabisca-lo inteiro e dizer que eu to indo no caminho certo. E na minha formatura, eu te imaginava na primeira fileira, ao lado dos meus pais... Pq foi você que me ensinou a amar a arquitetura.
E ao dizer que sinto sua falta, Faço das suas palavras a minha: "Parace difícil, mas é mesmo"
Sinto muito sua falta, meu amigo, meu arquiteto. Te amo muito!
Saudades
Obrigada por tudo: Arquiteto Hércules Alves de Oliveira



O Arquiteto Maior

O arquiteto projetou algo belo,
inspirado e movido por uma paixão. Traços perdidos, sem direção, obtiveram sentido ao serem riscados por sua mão.
E o desenho utópico, que não passava de mera visão, ganhava beleza gradual, conforme erguida a construção.
E as replicas chamadas maquetes que nos deixavam sentir um pequeno gostinho, antes do grande prazer por vir. Prazer e satisfação ao ver seu desenho se concretizando e abrigando vidas.
Arquitetou cada sorriso carinhoso junto à uma resposta sabia, que vinha para fechar a porta que de acesso as dúvidas. Suas piadas e analogias não deixavam ninguém, após fazer um desenho errado, sair do esquadro e perder a calma.
Com o seu escalímetro, utilizou todas as escalas para medir cada olhar e aperto de mão, pois pra ele cada um era único, os números se transformavam em nomes, e todos cabiam em seu coração, que era e continua sendo do tamanho de um papel A0, e com sua lapiseira própria para relacionamentos ele rabiscava cada nome no seu imenso papel.
Mas toda construção parece que acaba.
E o arquiteto após uma vida dedicada a ajudar pessoas e construir casas, nos ensinou a arquitetar, seja casa, seja relacionamentos, seja uma vida com mais amor, não importa o quê, mas ele sempre ensinou a arquitetar com propriedade.
O tio, não o tiojolo, o titio Hércules, foi conhecer o Arquiteto maior, o Arquiteto que criou o mundo e é o autor de toda criação, o Arquiteto que foi, é e pra sempre será a fonte de vida e inspiração.
Ele passou a vida fazendo a vontade desse Arquiteto maior, sempre fazendo o melhor possível, para agradá-lo, e agora ele pode contemplar a formosura do Arquiteto maior, e o Arquiteto maior é Deus.
Créditos do texto: Ricardo Correia, meu melhor amigo e um dos tantos filhos desse Paizão

segunda-feira, 28 de março de 2011

Fórum Trabalhista Ruy Barbosa- São Paulo



Com área aproximada de 85.200m2, 19 pavimentos ligados por rampas metálicas e uma praça de 50 metros coberta por um teto de vidro a 70 metros de altura, o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa provoca olhares admirados de muitas das 18 mil pessoas que por ele circulam diariamente.
Inaugurado em 2004, o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa reuniu em um só local as 90 Varas Trabalhistas da Capital. O projeto arquitetônico, desenvolvido pelo Arquiteto Decio Tozzi juntamente com a Arquiteta Karla Albuquerque, teve todo o planejamento voltado para proporcionar uma nova visão da justiça, mais próxima da população.
Essa obra, ficou famosa também, não só pela sua exuberância, mas também pelo extravio de verbas gigantescas das obras pelo Ex Juiz Nicolau dos Santos Neto, Lalau.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Trabalho no Photoshop - Mapa Mental - Resenha Cidade Orgânica


Ao considerar que uma das primeiras informações aprendidas sobre a Terra é o fato de ser o quinto maior planeta do Sistema Solar, o título “Cidades para um pequeno planeta” dado por Richard Rogers e Philip Gumuchdjian parece irônico. Mas o grande trunfo do livro é partir do pressuposto de que toda essa extensão terrestre parece comprimida na dinâmica frenética de construção dos espaços coletivos negligenciando questões de importância social. Afinal, se o futuro da civilização será determinado pelas cidades e dentro das cidades, torna-se importante pensar nos contextos atuais como absorver o enorme aumento no crescimento urbano, a poluição, os impactos sociais e ambientais.
Ao partir da escala geral e tomar como exemplo a cidade de São João del-Rei, torná-la auto-sustentável demanda reciclar seus costumes e motivar seus cidadãos nessa empreitada, sempre pensando no conforto e na mobilidade da comunidade. Apesar de não ser comum encontrar lixo jogado nas ruas, a cidade conta com pequeno número de lixeiras instaladas nas vias públicas. Faltam também iniciativas da prefeitura voltadas à coleta seletiva, reutilização, reciclagem e redução de lixo.
Existe também o problema com o trânsito, responsável pela maior parcela de poluição do ar. Nesse sentido, a topografia pouco íngreme é um ponto positivo para o uso de transportes alternativos como bicicletas, veículos coletivos ou até mesmo a mais simples caminhada. Tudo isso aliado a práticas simples e corriqueiras como oferecer caronas, atitude que diminui assim a quantidade de automóveis pelas ruas.
Arborizar também é uma solução para diminuir os impactos ambientais ao mesmo tempo em que se amenizam os efeitos das ondas de calor. Além disso, espalham-se mais áreas com sombra pela cidade, harmonizando a área verde com a área construída. Em suma, uma cidade orgânica, para o seu bom funcionamento, precisa contar com estímulos administrativos e o bom senso populacional. Só assim se pensa na cidade como um todo.

terça-feira, 22 de março de 2011

Performance Oficina I



Performance realizada durante a aula de Oficina I. Pelo alunos: Deborah Fernanda, Driely Liporaes, Flávia Melo e Yuri
Vídeo com o intuito de mostrar o lugar desconfortável no CTAN.
O que nos trás desconforto nesse local, é a falta de uma escada. Que nos daria mais comodidade para chegar até as salas de aula

Como reconhecer um estudante de Arquitetura


E se mesmo depois de ver esse vídeo, você ainda quer fazer arquitetura. Boa sorte!! :)

terça-feira, 15 de março de 2011